terça-feira, 12 de novembro de 2013

Charlton Heston 'Só Por Cima do Meu Cadáver' - Discurso sobre Patriotismo, Independência e Liberdade


Sempre que nossa pátria se encontra diante do perigo, um instinto parece convocar primeiro os melhores, aqueles que a entendem de verdade.





Quando a independência estremece à sombra fria do verdadeiro perigo, são sempre os patriotas a primeiro ouvir o chamado.





Quando a perda da liberdade paira sobre nós, como agora, o alarme soa primeiro nos corações da vanguarda da independência. O cheiro da fumaça no ar das nossas pontes de Concord e dos nossos Pearl Harbors é sempre sentido primeiro pelo homem do campo, que sai do seu humilde lar para encontrar o fogo e a luta, pois ele sabe que uma substância sagrada reside naquele pedaço de madeira e naquele aço azulado, algo que dá ao mais comum dos homens a mais incomum das independências.





Quando mãos comuns podem possuir um instrumento tão extraordinário, isso simboliza a plena medida da dignidade e liberdade humanas. É por isso que essas seis palavras nos convocam de maneira tão irresistível, e nos reunimos. Então... como, neste ano, estamos dispostos a derrotar as forças da discórdia que nos tirarão a independência, quero dizer essas palavras de luta para que todos ao alcance da minha voz ouçam e prestem atenção, e especialmente o senhor, Sr. Gore: Só por cima do meu cadáver!





(Leia o original aqui)

Nenhum comentário: